A vida gay no Brasil prospera, especialmente nas grandes cidades, sendo o Rio em particular uma das grandes cidades gays do mundo. Em geral, a cena se beneficia das atitudes hedonisticamente relaxadas do Brasil em relação à sexualidade em geral, e a divisão entre a vida noturna gay e heterossexual é muitas vezes muito tênue.
As atitudes variam de região para região. Os dois destinos gays mais populares são Rio e Salvador. As áreas rurais e as pequenas cidades, especialmente em Minas Gerais, no Nordeste e no Sul, são conservadoras; as cidades médias e grandes, menos ainda. Um recurso útil para consultar antes de sua viagem é www.guiagaybrasil.com.br; embora o texto esteja em português, existem indicadores em inglês suficientes para permitir que quem não fala português navegue facilmente por ele e se beneficie das listagens e dicas.
Antes de viajar, você deve contratar um seguro que cubra contra roubo, perda e doença ou lesão. Antes de pagar por uma nova apólice, no entanto, vale a pena verificar se você já tem algum grau de cobertura – as empresas de cartão de crédito, as apólices de seguro residencial e os planos médicos privados às vezes cobrem você e seus pertences quando você está no exterior. A maioria dos agentes de viagens, operadores turísticos, bancos e corretores de seguros poderão ajudá-lo. Lembre-se de que, ao garantir um seguro de bagagem, certifique-se de que o limite por artigo – normalmente inferior ao equivalente a £ 500 – cobrirá seu bem mais valioso.
Até o hotel mais humilde tem uma lavadeira, que vai lavar e passar a roupa. Combine previamente um preço, mas não seja demasiado duro – os meios de subsistência estão em jogo. Os hotéis maiores estabeleceram preços para serviços de lavanderia – geralmente surpreendentemente caros. Muito comuns nas grandes cidades são as lavanderiarías, que operam um sistema por peso muito útil – as roupas são pesadas na entrada, você paga por quilo, e vai buscá-las lavadas e dobradas no dia seguinte por alguns dólares o quilo. Passar (passar) custa um pouco mais.
Uma estação de correios é chamada de correio, identificável por suas caixas de correio e placas amarelas brilhantes. Um imponente edifício dos Correios e Telégrafos estará sempre no centro de uma cidade de qualquer tamanho, mas também há pequenos escritórios e quiosques espalhados que só tratam de correspondência. As filas costumam ser um problema, mas você pode economizar tempo usando uma de suas máquinas de franquiar para selos; as linhas se movem muito mais rapidamente. Os selos (selos) estão mais comumente disponíveis em duas variedades, seja para envio dentro do Brasil ou no exterior. Um selo postal estrangeiro custa cerca de R$ 1,70 tanto para um cartão postal quanto para uma carta de até 10g. É caro enviar encomendas para o exterior.
A correspondência dentro do Brasil leva de três a quatro dias, mais no Norte e Nordeste, enquanto as cartas aéreas para a Europa e América do Norte costumam demorar cerca de uma semana. O correio de superfície leva cerca de um mês para a América do Norte e dois para a Europa. Embora o sistema postal seja geralmente muito confiável, não é aconselhável enviar objetos de valor pelo correio.
Fornecemos mapas de todas as principais vilas e cidades e várias outras regiões. Mapas mais detalhados são surpreendentemente difíceis de obter fora do Brasil e raramente são muito bons: há muitos mapas da América do Sul, mas o único amplamente disponível que é especificamente do Brasil é o Bartolomeu Brasil e Bolívia (1:5.000.000), o que não é muito fácil de ler. Muito melhores são os seis mapas regionais da série Mapa Rodoviário Touring (1:2.500.000), que marcam claramente todas as principais rotas, embora estas, mesmo no Brasil, sejam difíceis de encontrar.
Um útil compêndio de mapas de cidades e principais redes rodoviárias é publicado pelo Guias Quatro Rodas, uma organização automobilística brasileira, que também possui mapas do Rio, São Paulo e outras cidades, estados e regiões. São fáceis de encontrar em livrarias, bancas de jornal e bancas de revistas. Mapas muito nítidos de 1:960.000 de estados individuais são publicados pela On Line Editora e geralmente estão disponíveis em livrarias e quiosques de jornais brasileiros; mapas topográficos e de caminhadas são difíceis de encontrar, embora muito ocasionalmente estejam disponíveis nos escritórios municipais de turismo ou parques nacionais no Brasil, ou em lojas locais de equipamentos de trekking ou operadores turísticos.
O horário básico para a maioria das lojas e negócios é de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h ao meio-dia, com horário de almoço estendido do meio-dia às 14h. As lojas nos shoppings ficam abertas até tarde da noite de sábado. Os bancos abrem às 10h e ficam abertos o dia todo, mas geralmente param de trocar dinheiro às 14h ou às 15h; exceto os dos principais aeroportos, eles fecham nos finais de semana e feriados. Museus e monumentos seguem mais ou menos o horário comercial, mas muitos fecham às segundas-feiras.