DICAS DE VIAGEM NO BRASIL E INFORMAÇÕES ÚTEIS

DCIM/101MEDIA/DJI_0073.JPG

Você deve procurar orientação médica do seu profissional de saúde local antes de viajar para o Brasil e garantir que recebeu todas as vacinas apropriadas. Como orientação são recomendados o tétano, a difteria, a poliomielite, a febre tifóide e a hepatite A. A vacinação contra a febre amarela é fortemente recomendada e poderá ser solicitado que você apresente um certificado de febre amarela ao entrar no país.

Existe o risco de malária em certas áreas do Brasil, por isso é muito importante consultar o seu médico antes de ir para ver se a medicação contra a malária é necessária nas áreas que você está visitando. Cuidados extras também devem ser tomados para evitar picadas de mosquitos, já que foram relatados casos do vírus Zika. É aconselhável dormir sob uma rede mosquiteira à noite, assim como usar um repelente forte contendo pelo menos 50% de DEET. Para obter mais informações sobre o risco de malária no Brasil, visite a página NHS Fit to Travel ou a página CDC Traveller’s Health.

Como acontece na maior parte da América do Sul, a água da torneira no Brasil não é segura para beber e pode causar mal-estar. Beba apenas água engarrafada. Você também não deve usar água da torneira para escovar os dentes, e é melhor evitar cubos de gelo em bebidas e saladas que possam ter sido lavadas em água da torneira.

A culinária no Brasil é diversificada, principalmente nas cidades onde podem ser encontradas comidas de todo o mundo. Embora as refeições tradicionais no Brasil tendam a consistir em carne e feijão preto e o prato nacional preferido seja a feijoada, um saboroso ensopado de carne cozido com feijão preto e farinha de mandioca.

O Brasil é famoso por seus restaurantes de Churrascaria (churrasco), onde toda carne sob o sol é servida em espadas gigantes por garçons que repetidamente enchem seu prato com fatias generosas. Peixes e frutos do mar também são abundantes no Brasil e duas especialidades locais são a ‘moqueca’, um ensopado de peixe ou frutos do mar feito com óleo de palma e leite de coco e a ‘vatapa’, um prato com camarão, frango, leite de coco, pasta de mandioca e arroz.

Cachaça é a aguardente local no Brasil e a bebida nacional é a ‘Caipirinha’ (uma mistura de cachaça, açúcar, gelo picado e limão amassado).

Por ser um país totalmente carnívoro, o brasileiro sabe cozinhar bem a carne e, de modo geral, não deverá ter problemas com alimentos mal preparados. Os viajantes devem ficar atentos às saladas e frutas que não foram descascadas, pois podem ter sido lavadas em água não higiênica e podem causar mal-estar. Comida de rua normalmente é boa para comer, mas tome cuidado com qualquer coisa que pareça ter ficado exposta ao sol por muito tempo.

Dado que os salários são geralmente bastante baixos no Brasil, muitos trabalhadores do setor de serviços dependem de gorjetas para compensar seu salário. Muitas vezes é adicionado 10% à conta nos restaurantes, mas se o serviço tiver sido particularmente bom, não há mal nenhum em deixar um pouco mais na mesa. Outras pessoas que podem esperar receber gorjetas são os funcionários do hotel (mensageiros, concierge, etc.), motoristas de táxi e guias turísticos. Para os motoristas de táxi, não há problema em simplesmente arredondar a tarifa e os funcionários do hotel só precisam receber uma gorjeta equivalente a um ou dois dólares por dia. Se o guia turístico tiver sido realmente bom, US$ 10 por dia é uma gorjeta apropriada.